Em 12 de julho, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou o Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais (IONCM-MG), onde assinou a portaria que habilita o Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG) como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), fazendo parte do programa Agora Tem Especialistas. O ato oficializou a habilitação do instituto, pelo Ministério da Saúde, para oferecer tratamento especializado e integral a pacientes com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento dos tipos mais prevalentes.
Para o presidente da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) e dos Institutos Ciências Médicas, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, é uma grande satisfação receber o ministro da Saúde. “Com esta portaria, reafirmamos o valor do terceiro setor, em especial o da filantropia. Agradecemos o apoio e a oportunidade, certos de que podemos contribuir significativamente para a saúde pública. Nossa missão é aprimorar a qualidade do atendimento aos pacientes e, fundamentalmente, integrar o ensino, a pesquisa e a assistência. Formamos profissionais de saúde em diversas áreas, promovendo um ciclo virtuoso de conhecimento e prática, em colaboração com o poder público”, afirmou.
Logo após a cerimônia de assinatura, o ministro participou de uma visita guiada ao IONCM-MG com a diretoria da Feluma e, em seguida, conheceu o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística (LabSim) na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG).
Atendimento em Oncologia na Ciências Médicas
O Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais (IONCM-MG), mantido pela Feluma, oferece assistência multidisciplinar em tratamento oncológico com estrutura para comportar 35 boxes de quimioterapia individuais, salas para atendimento de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Cuidados Paliativos, Serviço Social, Farmácia Clínica e Enfermagem em Navegação.
O prédio de 11 andares, localizado na Rua Bernardo Guimarães, nº 2.640, situado perto do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM), no bairro Santo Agostinho, é um ponto de assistência integral aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os agendamentos dos pacientes são feitos pela Central de Internação da Prefeitura de Belo Horizonte.
Um dos diferenciais do instituto é o fast track oncológico, um método de atendimento com linhas de cuidado específicas no qual o paciente passa por consultas, exames para diagnóstico e tratamento com uma logística facilitadora, para que o tempo entre a primeira consulta e o diagnóstico seja rápido.