

Orientação de Tratamento
ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL
- Aprecie sua refeição, coma devagar e mastigue bem os alimentos.
- Lembre-se de que sua alimentação deve ser variada, contendo todos os grupos de alimentos nas refeições:
- energéticos (carboidratos e cereais, por exemplo pão, arroz, batata, etc.);
- construtores (carnes, leite ou derivados);
- e reguladores (frutas, legumes e vegetais).
- Procure não exceder a quantidade de alimentos calóricos, como arroz, massas, pães, biscoitos, doces, chocolates, balas, refrigerantes, sucos artificiais, açúcar, queijo amarelo, manteiga, óleo, carnes gordurosas e frituras.
- A água é fundamental para a hidratação do corpo, por isso consuma, no mínimo, 8 copos pequenos de água por dia.
IMPORTANTE
- Programe sua alimentação para quando estiver fora de casa.
- Nossa unidade oferece micro-ondas para todos os pacientes.
- Se você ainda não foi acompanhado pela equipe de Nutrição, em caso de redução do apetite, perda de peso de forma não intencional, fraqueza, alteração do funcionamento intestinal ou se tiver qualquer dúvida, procure o profissional nutricionista do Instituto de Oncologia Ciências Médicas (IONCM).

Saúde e Prevenção
Prevenção e rastreamento: um ato de amor e cuidado!
Você sabia? O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. No entanto, com diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam significativamente!
Como se proteger e se prevenir?
Mamografia regular
Faça o exame de mamografia regularmente de acordo com o indicado para sua idade. Se você tem histórico familiar, converse com seu médico sobre quando começar a fazer os exames.
Consulta médica anual
Consulte um ginecologista todos os anos para avaliações e orientações.
Estilo de vida saudável
Alimente-se bem, pratique atividades físicas regularmente e evite o tabagismo.
Seja a mudança!
Inspire outras mulheres a cuidar de sua saúde. Compartilhe dicas de prevenção e encoraje suas amigas, mães e irmãs a realizar os exames necessários.
Juntas, podemos vencer essa luta!
A informação é a nossa melhor arma contra o câncer de mama. Cuide-se!
Direitos e deveres do Paciente
Direitos dos Pacientes
- Ser tratado com dignidade, respeito, dedicação e humanidade por todos os colaboradores do instituto, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo, orientação sexual, identidade de gênero, diagnóstico ou qualquer outra forma de discriminação.
- Ser identificado pelo nome, sobrenome ou nome social, e não pelo nome da sua doença ou agravo à saúde, número ou código, ou ainda outras formas impróprias, desrespeitosas ou preconceituosas.
- Receber informações sobre as normas da instituição a respeito da proteção de seus pertences pessoais.
- Poder identificar, por meio de crachá com fotografia, nome e setor, os profissionais envolvidos direta ou indiretamente em seus cuidados.
- Ter assegurada a sua segurança, integridade física, psíquica e moral, repouso e privacidade, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.
- Determinar quais familiares ou terceiros estão autorizados a receber informações e quais as informações poderão ser fornecidas.
- Obter informações claras, simples e compreensíveis sobre diagnósticos, prognósticos, terapias, exames e medicamentos, adaptadas à sua condição cultural.
- Consentir, após esclarecimentos e informações detalhadas, com cada uma das etapas de seu tratamento, podendo recusar procedimentos e cancelá-los a qualquer momento.
- Ser informado pessoalmente ou através de seu representante legal sobre seu diagnóstico e prognóstico.
- Receber laudos, receitas médicas e/ou odontológicas legíveis, contendo assinatura e carimbo do profissional responsável.
- Ter seu prontuário médico e/ou odontológico legível e acessível para consulta a qualquer momento, inclusive após arquivamento, conforme processo interno, durante prazo estipulado em lei.
- Ser informado sobre os riscos assistenciais, protocolos de segurança e previsão de duração do tratamento.
- Receber, quando solicitar, toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados, bem como ter acesso às informações sobre a procedência do sangue, hemocomponentes e hemoderivados para transfusão, além da comprovação das sorologias efetuadas e sua validade.
- Caso o paciente tenha idade igual ou superior a 60 anos, deverão também ser observados todos os direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003), em especial a permanência, em caso de internação ou observação, de acompanhante em tempo integral, salvo determinação médica em contrário.
- Caso o paciente seja criança ou adolescente, deverão também ser observados os seus direitos na forma do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990), entre eles a permanência a seu lado em tempo integral de um dos pais ou responsável.
- Nos casos de crianças e adolescentes, a mãe, o pai ou responsável legal são considerados defensores dos seus interesses, participando ativamente nas decisões relativas aos procedimentos diagnósticos, terapêuticos e anestésicos, recebendo todas as informações e esclarecimentos pertinentes, salvo quando existir determinação judicial em contrário.
- Em consultas, exames e procedimentos realizados no instituto, toda mulher tem o direito de fazer-se acompanhar por pessoa maior de idade, durante todo o período do atendimento, independentemente de notificação prévia (Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990).
- Garantir a preservação de sua imagem, identidade e respeito a seus valores éticos, morais e culturais, independentemente de seu estado de consciência.
- Ter livre acesso à Ouvidoria da Feluma para manifestar sua solicitação, reclamação, informação, denúncia e/ou elogio.
- Ser ouvido nas suas queixas, denúncias, necessidades e sugestões por meio da Ouvidoria, urnas ou outros mecanismos existentes, com garantia de privacidade, sigilo e confidencialidade.
- Receber atendimento humanizado, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo, acolhedor e acessível.
- Receber proteção e segurança conforme os procedimentos e instalações do instituto.
- Ser informado sobre todos os direitos e normas do instituto, bem como sobre como se comunicar com a Ouvidora para obter informações, esclarecer dúvidas, apresentar elogios, reclamações e sugestões.
- Ter a garantia de que seus dados pessoais são processados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018), assegurando transparência e segurança.
- Ter resguardada sua segurança, privacidade e individualidade.
- Receber do profissional adequado, presente no local, auxílio imediato e oportuno para a melhoria de seu conforto e bem-estar.
- Ter assistência respeitosa e com compaixão no fim da sua vida, ser tratado com dignidade e respeito após sua morte e não ter nenhum órgão ou tecido retirado de seu corpo sem sua prévia autorização, de sua família ou do responsável legal.
- Caso o paciente seja portador de transtornos mentais, deverão também ser observados os seus direitos, de acordo com a Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001.
- Para pacientes internados: receber visitas em horários preestabelecidos, conforme as normas do instituto, sem comprometer as atividades dos colaboradores.
- Ter acessibilidade a todos os ambientes destinados aos pacientes, nos casos de deficiência física.
- Ter liberdade, em qualquer fase do tratamento, de procurar uma segunda opinião ou o parecer de outro profissional ou serviço sobre seu estado de saúde ou sobre procedimentos recomendados.
- Receber o adequado tratamento para minimizar a dor, de acordo com as possibilidades terapêuticas disponíveis.
- Quando recomendado o encaminhamento a outra unidade de saúde, o paciente tem direito a receber relatório médico com o resumo da sua condição de saúde, possíveis diagnósticos, tratamento realizado e breve histórico clínico.
- Receber ou recusar assistência moral, psicológica, social ou religiosa.
- Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário, por meio de serviço móvel de urgência, em tempo hábil e em condições seguras, para um serviço de saúde com capacidade para resolver o seu tipo de problema.
- A obtenção de laudo, relatório e atestado médico, sempre que justificado por sua situação de saúde.
- O atendimento em todos os institutos de saúde do Sistema Feluma é 100% SUS, portanto não haverá nenhum tipo de cobrança pelo tratamento ou despesa hospitalar.
- Cópia do prontuário médico mediante solicitação formal no instituto.
Deveres dos Pacientes
- Fornecer informações precisas, completas e atualizadas sobre o histórico de saúde, doenças prévias, exames médicos, medicamentos em uso, procedimentos médicos e/ou odontológicos anteriores e outros problemas relacionados à saúde.
- Informar, obrigatoriamente, sobre qualquer mudança em suas informações de contato e endereço para atualização nos sistemas do instituto.
- Ter em mãos seus documentos pessoais para apresentação sempre que solicitado.
- Informar mudanças inesperadas no seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis pelo tratamento.
- Seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional e assumir a responsabilidade pela recusa de procedimentos, exames ou tratamentos recomendados, registrando a recusa formalmente.
- Zelar pelas propriedades e recursos do instituto, preservando o patrimônio e a estrutura física.
- Realizar uso de máscara facial, fornecida pelo instituto, nos casos de sintomas gripais.
- Indicar um familiar ou responsável para decidir em seu nome acerca de tratamento, caso esteja impossibilitado de fazê-lo.
- Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviços do instituto, contribuindo para o controle de ruídos e comportamentos de visitantes.
- Não compartilhar alimentos com os demais pacientes.
- Confirmar o entendimento das ações propostas para a cura, prevenção de complicações, reabilitação e promoção da saúde, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas.
- Zelar pela preservação da própria imagem e dos outros pacientes e colaboradores do instituto, não os expondo através de registros fotográficos, filmagens ou outros meios de registro.
- Higienizar as mãos.
- Deixar pertences pessoais com alguém de confiança, não responsabilizando os profissionais do instituto pela guarda dos bens.
- Respeitar a proibição de entrada de alimentos, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas, cigarros e quaisquer outros itens não autorizados.
- Respeitar a proibição de porte e uso de armas de fogo ou brancas nas dependências do instituto, informando sobre a posse de armas de fogo no momento da internação (com as devidas autorizações de porte de armas).
- Colaborar para o bem-estar de todos, contribuindo para a limpeza e segurança do ambiente.
- Respeitar as normas internas do instituto quanto ao descarte de resíduos nos locais indicados.
- Cumprir as normas internas de visitação e acompanhante, quando aplicável.
- Para pacientes internados: não consumir alimentos que não sejam fornecidos pelo instituto e não permitir que o acompanhante use roupas destinadas ao paciente.
- Para pacientes internados: utilizar somente as medicações prescritas pelo instituto durante a sua permanência e tratamento.
- O paciente e seu familiar devem aceitar a alta médica, assistencial ou a transferência, quando o processo ou tratamento for considerado finalizado pelos profissionais envolvidos; quando todos os recursos disponíveis no instituto para atender às necessidades do paciente e família já tenham sido oferecidos; ou quando a equipe do instituto se sentir incapaz de atender às expectativas do paciente.
- Obter total conhecimento a respeito do seu tratamento ou designar familiar ou responsável para receber todas as informações.
- Expressar se entendeu as informações recebidas e fazer perguntas, em caso de dúvidas.
- Comunicar o instituto caso haja alguma impossibilidade de comparecer na data agendada para a realização de consultas, retornos e procedimentos.

Tipos de Câncer tratados no IONCM
- Mama
- Câncer de mama
- Ginecologia
- Câncer de colo uterino
- Câncer de endométrio
- Câncer de ovário
- Digestivo alto
- Câncer de esôfago
- Câncer de estômago
- Digestivo baixo
- Câncer colorretal
- Urologia
- Câncer de próstata
- Câncer de bexiga
- Câncer de rim
- Pele não melanoma
- Câncer de pele espinocelular e basocelular
- Oncohematologia
- Leucemias
- Linfomas
- Mieloma múltiplo
