Fevereiro reúne importantes datas voltadas à saúde, entre elas o Dia Mundial do Câncer (04/02) que tem o objetivo de conscientizar a população sobre um conjunto de mais de 100 doenças. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em Minas Gerais foram estimados mais de 78 mil novos casos de câncer entre 2023-2025.
Pacientes atendidas no Instituto de Oncologia Ciências Médicas (IONCM), localizado no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte (MG), destacam o acolhimento e a humanização como diferenciais no atendimento durante o tratamento contra o câncer. A unidade é 100% SUS e recebe pacientes de todas as regiões do estado. E os relatos foram colhidos em entrevistas realizadas no próprio instituto.
A paciente Leide de Menezes (L.M.), de 71 anos, que iniciou o tratamento em maio de 2025, ressalta o cuidado recebido desde o primeiro contato com a instituição.
“Top das Galáxias! Desde a chegada na portaria, as funcionárias do laboratório, da farmácia, as enfermeiras, os médicos… todo mundo aqui é muito carinhoso. Eu me sinto amada, bem cuidada e acolhida”, afirma.
Ao comentar sobre os serviços de apoio, L.M. destaca a atuação integrada das equipes.
“É a soma de todos. Desde a recepção, você já se sente bem-tratada. Todo mundo com um sorriso bacana, humanizado, com carinho. Isso ajuda muito. Em momento algum vi cara fechada ou ouvi uma palavra de grosseria. ”
Maria Aparecida (M.A.), de 49 anos, diagnosticada em novembro de 2025 após realizar exames em outro hospital da Região Metropolitana de Belo Horizonte, também avalia positivamente o atendimento ao chegar ao IONCM.
“Nota mil, tanto para os funcionários quanto para os médicos. Todos estão de parabéns”, relata.
A transparência ao longo do tratamento é outro ponto destacado pelas pacientes.
“Os médicos sempre me informam os resultados dos exames e explicam tudo detalhadamente. Também me orientam quando algo precisa melhorar. Eu sou muito bem acompanhada”, complementa L.M.
“Eles explicam tudo. Se eu não entendo, explicam de novo. Desde que chego aqui, conferem meu nome, explicam qual medicamento vai ser aplicado. Isso passa muita segurança”, afirma Maria Aparecida.
Superação e esperança
Ao deixarem uma mensagem para pessoas que estão iniciando o tratamento contra o câncer, as pacientes reforçam a importância da fé, do cuidado consigo mesmas e da adesão ao tratamento.
“Ter fé, otimismo e não deixar a tristeza dominar. Vibrar positivo, seguir o tratamento direitinho e cuidar da alma também. Isso faz toda a diferença”, conclui L.M.
“Se cuidem. Hoje existe muita tecnologia, muitos recursos. Venham com força, fé e pensamento positivo. Essa instituição é nota 10, os funcionários são maravilhosos”, afirma Maria Aparecida.
Diagnóstico precoce e prevenção
Para o diretor técnico do IONCM, Dr. Pedro Ribeiro, o Dia Mundial do Câncer é uma data fundamental para reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento adequado.
“Apesar dos avanços significativos na oncologia nos últimos anos, o câncer ainda representa um grande desafio de saúde pública. Informar a população, combater o estigma e ampliar o acesso aos cuidados são passos essenciais para reduzir o impacto da doença na sociedade”, destaca.
Diagnosticada em fase inicial, Leide de Menezes reforça a importância do acompanhamento médico regular.
“O nosso corpo dá sinais, e a gente precisa estar atento. Qualquer coisa diferente, é procurar o médico e fazer exames. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficaz e o sofrimento muito menor”, orienta.
