O Instituto de Oncologia Ciências Médicas/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), em Belo Horizonte, aderiu ao programa Agora Tem Especialistas nesta sexta-feira (3/10). Com isso, a instituição filantrópica, que atende totalmente via Sistema Único de Saúde (SUS), vai ampliar a oferta de atendimento especializado para a rede pública.
O programa do Governo Federal visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias na rede do SUS. Com a adesão ao Agora Tem Especialistas, a instituição recebe até R$ 2 bilhões por ano em créditos financeiros para abater dívidas federais, vencidas ou a vencer, de acordo com informações da União.
Para Vespasiano Neto, cirurgião geral e diretor geral do Instituto de Oncologia, a adesão ao programa garante formação de qualidade para os graduandos e pós-graduandos da instituição, ao mesmo tempo em que oferece um atendimento de alto nível à população.
Na área da oncologia, Vespasiano Neto, que também é diretor geral do Hospital Universitário Ciências Médicas, destaca a oferta de cuidados integrados para pacientes com câncer de mama. Ele também ressalta que podem ser ofertados atendimentos em outras áreas, como oftalmologia e procedimentos cirúrgicos do aparelho digestivo.
“A oncologia oferecida pelo Instituto de Oncologia da Feluma é uma das mais prioritárias do país. O diagnóstico em tempo oportuno é fundamental para viabilizar a recuperação dos pacientes. E a Feluma tem capacidade de ofertar este serviço para os pacientes do SUS no estado”, afirma Ana Luíza Afonso, diretora adjunta do programa Agora Tem Especialistas.